sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Chimpanzés usam lanças para caçar na África

Caros Alunos de Antropologia e curiosos em Geral! Vejam que interessante esta descoberta e o quanto ela pode ser útil para nossas discussões. Lembram-se que na noite passada (22/02) comentávamos que antes de possuírem a forma humanóide, vários primatas já se comportavam como os homens, ou seja, o comportamento humano foi forjado antes mesmo que suas formas fossem traduzidas para o que somos hoje, ou seja, mamíferos eretos, com locomoção bípede, pouca pelagem, da família hominidae, gênero Homo e espécie Homo-sapiens.

A matéria é do site da revista Veja.

"Pesquisadores americanos e britânicos observaram um traço até agora desconhecido no comportamento dos chimpanzés: esses animais usam lanças de madeira para caçar outros primatas. É a primeira vez que uma equipe de cientistas consegue flagrar esse procedimento. A descoberta poderá se tornar uma nova peça para o estudo da evolução humana.
A pesquisa foi realizada no Senegal e divulgada nesta sexta-feira através da revista especializada Current Biology. A americana Jill Pruetz, da Universidade do Estado de Iowa, e o britânico Paco Bertolani, do Centro de Estudos Evolucionários de Cambridge, observaram de perto os chimpanzés na região senegalesa de Fongoli, entre março de 2005 e julho de 2006. Nesse período, viram pelo menos 22 casos de uso de lanças de madeira pelos animais.
"Pela grande freqüência de casos, é de fato um hábito deles", disse Jill Pruetz. Segundo ela, os chimpanzés usavam as lanças em buracos em árvores e falhas no terreno. Depois, cheiravam ou lambiam o instrumento - deixando claro que a intenção era caçar, e não apenas descobrir o que havia ali. Além disso, os animais usavam as lanças com força, para espetar os bichos que estivessem escondidos. Em um dos casos observados, um chimpanzé conseguiu espetar um pequeno animal.
Fêmeas lideram - Os pesquisadores não registraram as cenas em vídeos ou fotografias. Conforme os relatos deles, os chimpanzés trabalhavam em quatro etapas para elaborar uma lança - arrancavam um galho de uma árvore, aparavam as folhas e arbustos, quebravam as pontas e afiavam uma extremidade, muitas vezes com os dentes. E, ao contrário do que se pensava anteriormente sobre os chimpanzés, as fêmeas assumiam a dianteira nas caçadas, usando as lanças com maior freqüência que os machos."

Fonte: Portal da Revista Veja. 23/02/2007.

Eu Não Fui Para a Suiça!!!!

Existem alguns vícios dos estudantes brasileiros que podem (e devem!) ser corrigidos enquanto ainda há tempo. Um deles se manifestou em razão dos últimos dois posts publicados no blog. Interessante como existe uma preguiça nacional em concluir aquilo que se começa. Livros, textos, trabalhos e agora posts de blogs que não são lidos até o final e por isso provocam interpretações equivocadas sobre seus conteúdos.

Escrevo isso porque recebi vários e-mails de alunos perguntando se eu deveria ter mesmo mostrado o lugar onde passei o carnaval e outros dizendo que acharam lindo o lugar e que deve ter sido uma viagem incrível. Meus caros: eu NÃO estava na Suíça!!!

Era apenas uma provocação, uma brincadeira, uma ironia, cujo objetivo do texto era deixar o leitor um pouco confuso e, finalmente, nos últimos dois parágrafos, fazer o desfecho mostrando que era apenas um sonho, uma vontade, um desejo de me afastar dessa confusão toda. Contudo, como não poderia fazê-lo, me apoiava na própria história e fantasia carnavalescas para justificar e alimentar meu ideal de carnaval. Puxa... além disso, tenham certeza de que se eu tivesse realmente ido para aquele hotel eu jamais contaria para as pessoas e muito menos publicaria isso na Internet! Quem gosta de badalação é personagem da CARAS!!!

Como sempre digo em sala de aula, tudo serve de lição e portanto devemos aproveitar este exemplo para corrigir esse vício de não terminar as coisas que se começa. Isso serve para a VIDA de vocês e não apenas para um singelo texto no blog de um professor.

Começou. Termine!

PS.: Outros exemplos de vícios repugnantes que devem ser corrigidos: chegar atrasado, não assistir a primeira aula do ano, não entender de primeira o que o professor solicitou para um trabalho, não cumprir prazos, não adotar uma postura colaborativa entre os membros dos grupos, usar celular e por aí vai...